Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

Dar de Volta 
Imagem do cartaz Dar de Volta 
Logotipo do projeto Dar de Volta

Trata-se de um projeto solidário, que promove a partilha e a rentabilização de manuais escolares. Tem como objetivos específicos a disponibilização e o acesso a recursos documentais para o ensino de crianças e jovens, melhorar os rendimentos familiares, afirmar perspetivas ecológicas, promover atitudes de cooperação e solidariedade entre as pessoas e evitar o desperdício.

É um projeto pioneiro que teve início em 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal, implementado numa perspetiva de empreendedorismo social e com provas evidentes de sucesso. É um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, decidiram também elas dar início ao mesmo projeto nos seus municípios.

Em suma, esta foi uma das formas encontradas para apoiar a comunidade e rentabilizar não só os rendimentos familiares, mas também o meio ambiente.

A colaboração de todos, munícipes e comunidade escolar, quer na divulgação, quer na disponibilização de manuais escolares de que já não necessitam, é essencial para que o projeto seja uma realidade e continue a concretizar-se.

Em 2017, a Biblioteca Municipal recebeu 13 411 manuais em vigor e entregou 12 276.

 
 
Balcão do projeto Dar de Volta

Entrega de manuais escolares

Os munícipes podem proceder à entrega de manuais escolares de que não necessitam, ao longo do ano, num dos seguintes locais:

- Biblioteca Municipal do Seixal
- Polo de Amora
- Polo de Corroios
- Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe
- Escolas aderentes ao projeto (consultar biblioteca escolar)

Os manuais escolares doados nos diversos pontos são centralizados na Biblioteca Municipal que, após a receção, procede ao tratamento documental, à arrumação e à posterior entrega ao munícipe.

A data de edição dos livros a doar deve corresponder aos últimos quatro anos a contar do presente, ou seja, de 2014 a 2018, pois os anteriores não têm utilidade no presente e em futuros anos letivos.

 

Levantamento de manuais escolares

Não existem reservas de livros e o levantamento de manuais escolares deve ser efetuado apenas na Biblioteca Municipal do Seixal, devendo fazer-se acompanhar dos nomes dos livros, dos autores e das editoras.

Entre os meses de julho e setembro, a recolha de manuais funciona sob sistema de senhas, localizado à entrada da Biblioteca, por se tratar de meses de maior afluência. A doação de manuais nos pontos de recolha, inclusive Biblioteca Municipal, não necessita de senha.

Horário de levantamento
De terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas.
Sábados, das 15 às 20 horas.

Nota
O Polo de Amora encontra-se encerrado no mês de julho e o Polo de Corroios no de setembro.

Consulte o arquivo.

Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs
Ignorar hiperligações de navegação
Documentos
Sugestões Submetidas
Inquéritos
Inquérito Seixal
Listas
Biblioteca
FAQs