Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

Serviços 
Serviços da Biblioteca Municipal do Seixal 
Biblioteca Municipal do Seixal

A Biblioteca é um grande Fórum, um espaço público cultural polivalente. Foi concebido de raiz, com cerca de 3261 m2, distribuídos por dois pisos. A biblioteca tem uma área de cerca de 2100 m2. O restante espaço é ocupado pelos serviços culturais do município, um grande auditório e uma galeria de exposições.

A arquitetura do edifício representa de forma simbólica um livro aberto, sendo este o documento por tradição e excelência mais frequente e representativo do conceito e do imaginário das bibliotecas. Este projeto foi pois pensado em homenagem ao suporte que, durante séculos, melhor permitiu a difusão da informação e do conhecimento nas sociedades mundiais, apesar de já pertencermos a um tempo em que cada vez mais se procura integrar outros suportes de informação, sejam documentais, sejam eletrónicos.

 
Espaço Central da Biblioteca Municipal 
Átrio central da Biblioteca Municipal

O espaço interno, por seu lado, procurou acentuar a ideia de espaço público. Este conceito foi arquitetonicamente sublinhado ao articular o desenvolvimento dos espaços a partir de uma grande “praça”, sendo intencional a opção pela calçada à portuguesa para o revestimento do chão, o revestimento mais bonito que no dia a dia se pisa em cada praça, em cada rua. A biblioteca tem ainda uma grande abertura, em termos construtivos, o conceito de “biblioteca como espaço aberto”, e uma subtil indefinição entre espaço interno/espaço externo que a transparência do vidro permite obter.

Para tornar a biblioteca central um espaço vivo e dinâmico, o projeto de construção contemplou uma organização estruturada em oito setores: Entrada, livre acesso adultos, consulta local adultos, audiovisual, informática, espaço infantojuvenil, ludoteca e serviços técnicos. No entanto, ao longo do tempo existiu um processo de qualificação em termos de espaços e serviços, passando a oferecer-se também atualmente um serviço de informação à comunidade, um espaço júnior e um espaço jovem dissociados e autónomos, uma bebeteca e um espaço intercultural. 

Destaque-se que a Biblioteca Municipal do Seixal foi a primeira biblioteca pública portuguesa a oferecer, nos seus espaços, uma ludoteca e um serviço para autoutilização de tecnologias de informação e comunicação, e acesso à Internet.

 
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs
Ignorar hiperligações de navegação
Documentos
Sugestões Submetidas
Inquéritos
Inquérito Seixal
Listas
Biblioteca
FAQs