Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

Paga-se para utilizar a Internet?
Não. Nos computadores do Serviço de Autoutilização de Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis em todos os núcleos e pontos de acesso da biblioteca a Internet é gratuita.
Como posso obter o cartão de leitor?
A obtenção do cartão, que é gratuito nas duas primeiras emissões, deve ser solicitada no balcão de inscrição da biblioteca ou nos balcões de empréstimo dos polos, mediante o preenchimento de impresso adequado. No momento em que solicita a inscrição necessita de apresentar um documento de identificação e um comprovativo de morada atualizado. É também necessário uma fotografia para o cartão, a qual é tirada no local de inscrição. O cartão de utilizador é pessoal e intransmissível, sendo cada pessoa responsável pelos movimentos com ele efetuados. No caso de extravio do cartão agradecemos, e é do seu interesse, que a Biblioteca seja imediatamente contactada.
Como se podem expressar opiniões, críticas e sugestões?
Se o desejar fazer, e uma crítica, opinião ou sugestão fundamentada e objetiva é importante para melhorarmos o serviço prestado pela biblioteca, pode utilizar o formulário de sugestões do site da biblioteca. Também pode utilizar o impresso adequado que se encontra nos balcões centrais de todas as bibliotecas.
O que é que se paga na biblioteca?
Em caso de extravio, a partir da 3.ª via do Cartão de Utilizador, o serviço de fotocópias, impressões e, se necessário adquirir no momento, discos CD-R. Todos os outros serviços, incluindo utilização da Internet, não estão sujeitos a qualquer pagamento.
A biblioteca guarda os números atrasados de jornais e revistas?
Em parte e nos restantes casos temporariamente. Os jornais diários e semanários guardam-se durante um mês. Parte das revistas conservam-se durante um ano.
O que é preciso para utilizar os computadores disponibilizados ao público?
Para utilizar os computadores e outros recursos gratuitamente destinados a utilização pública (digitalizadores, gravadores de CD-R/CD-RW, acesso à Internet) é aconselhável proceder a marcação prévia pois de contrário dificilmente os utilizadores encontrarão os equipamentos e ligações disponíveis devido ao intenso uso do Serviço de Autoutilização de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Podem-se tirar fotocópias na biblioteca?
Sim, se efetivamente necessárias, mas exclusivamente dos documentos que pertençam ao fundo documental da biblioteca. A generalidade dos documentos pode ser parcialmente fotocopiada mas a observância da lei dos direitos de autor não permite que se efetuem cópias integrais dos documentos. Existem também alguns cujo valor e estado de conservação não permitem que sejam fotocopiados.
Posso frequentar os serviços e utilizar os recursos da biblioteca sem cartão de utilizador?
Pode. A Biblioteca é um serviço público, aberto a todos, pelo que a utilização local de espaços e serviços não necessita, obrigatoriamente, de cartão de leitor. Excetuam-se o serviço de empréstimo domiciliário, assim como eventuais atividades desenvolvidas pela biblioteca que impliquem a apresentação do cartão. Todavia por razões de planificação e avaliação de serviços e recursos é aconselhável que os utilizadores a quem possa ser atribuído cartão de leitor, que é gratuito, o tenham.
Quais os prazos de entrega dos documentos emprestados?
O prazo de empréstimo para a devolução dos documentos é de 15 dias. Porém os documentos podem ser renovados, se não estiverem reservados para outros leitores, desde que o pedido de renovação ocorra dentro do prazo de validade do empréstimo. O atraso na entrega dos documentos é sujeito a uma penalização equitativa: o leitor fica temporariamente interdito de fazer empréstimos por prazo igual ao do atraso.
Posso propôr a aquisição de documentos?
Sim. Através do preenchimento de uma ficha que se encontra nos diversos balcões da biblioteca e que lhe permite expressar o seu interesse por livros, jornais, revistas, filmes, música ou jogos que considere interessantes e julgue importante existirem na biblioteca. Essas fichas devem ser entregues nos balcões onde se encontram disponíveis. Também pode utilizar o formulário de sugestões do site da biblioteca para fazer a sua proposta de aquisição.
Quantos livros, vídeos, DVD e CD se podem levar para casa?
Os residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho do Seixal podem requisitar 5 livros e 8 documentos não livro, por um período de 15 dias, renováveis. Os habitantes do concelho de Almada, Barreiro e Sesimbra podem requisitar 2 livros e 2 documentos audiovisuais, por um período de 15 dias.
 Que outras facilidades existem na biblioteca?
Em todos os núcleos da biblioteca está facilitada a utilização de computadores portáteis pois existem nos espaços tomadas elétricas destinadas a essa finalidade, bem como acesso à Internet sem fios.
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs
Ignorar hiperligações de navegação
Documentos
Sugestões Submetidas
Inquéritos
Inquérito Seixal
Listas
Biblioteca
FAQs