Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

Paga-se para utilizar a Internet?
Não. Nos computadores do Serviço de Autoutilização de Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis em todos os núcleos e pontos de acesso da biblioteca a Internet é gratuita.
Como posso obter o cartão de leitor?
A obtenção do cartão, que é gratuito nas duas primeiras emissões, deve ser solicitada no balcão de inscrição da biblioteca, nos balcões de empréstimo dos pólos ou nos pontos de acesso da biblioteca das Lojas do Munícipe mediante o preenchimento de impresso adequado.
No momento em que solicita a inscrição necessita de apresentar um documento de identificação. É também necessário uma fotografia para o cartão, a qual pode fazer localmente, no momento.
O cartão de utilizador é pessoal e intransmissível, sendo cada pessoa responsável pelos movimentos com ele efetuadas. No caso de extravio do cartão agradecemos, e é do seu interesse, que a Biblioteca seja imediatamente contactada.
Como se podem expressar opiniões, críticas e sugestões?
Se o desejar fazer, e uma crítica, opinião ou sugestão fundamentada e objetiva é importante para melhorarmos o serviço prestado pela biblioteca, pode utilizar o formulário de sugestões do site da biblioteca.
Também pode utilizar o impresso adequado que se encontra nos balcões centrais de todas as bibliotecas.
O que é que se paga na biblioteca?
Em caso de extravio, a partir da 3.ª via do Cartão de Utilizador, o serviço de fotocópias, impressões e, se necessário adquirir no momento, discos CD-R. Todos os outros serviços, incluindo utilização da Internet, não estão sujeitos a qualquer pagamento.
A biblioteca guarda os números atrasados de jornais e revistas?
Em parte e nos restantes casos temporariamente. Os jornais diários e semanários guardam-se durante um mês. Parte das revistas conservam-se durante um ano. Após estes períodos os jornais e revistas são gratuitamente disponibilizados ao público num espaço destinado a esse efeito localizado à entrada do Núcleo Central e devidamente identificado.
O que é preciso para utilizar os computadores disponibilizados ao público?
Para utilizar os computadores e outros recursos gratuitamente destinados a utilização pública (digitalizadores, gravadores de CD-R/CD-RW, acesso à Internet) é aconselhável proceder a marcação prévia pois de contrário dificilmente os utilizadores encontrarão os equipamentos e ligações disponíveis devido ao intenso uso do Serviço de Autoutilização de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Podem-se tirar fotocópias na biblioteca?
Sim, se efetivamente necessárias, mas exclusivamente dos documentos que pertençam ao fundo documental da biblioteca. A generalidade dos documentos pode ser parcialmente fotocopiada mas a observância da lei dos direitos de autor não permite que se efetuem cópias integrais dos documentos. Existem também alguns cujo valor e estado de conservação não permitem que sejam fotocopiados.
Posso frequentar os serviços e utilizar os recursos da biblioteca sem cartão de utilizador?
Pode. A Biblioteca é um serviço público, aberto a todos, pelo que a utilização local de espaços e serviços não necessita, obrigatoriamente, de cartão de leitor. Excetuam-se o serviço de empréstimo domiciliário, assim como eventuais atividades desenvolvidas pela biblioteca que impliquem a apresentação do cartão. Todavia por razões de planificação e avaliação de serviços e recursos é aconselhável que os utilizadores a quem possa ser atribuído cartão de leitor, que é gratuito, o tenham.
Quais os prazos de entrega dos documentos emprestados?
O prazo de empréstimo para a devolução dos documentos é de 15 dias. Porém os documentos podem ser renovados, se não estiverem reservados para outros leitores, desde que o pedido de renovação ocorra dentro do prazo de validade do empréstimo. O atraso na entrega dos documentos é sujeito a uma penalização equitativa: o leitor fica temporariamente interdito de fazer empréstimos por prazo igual ao do atraso.
Posso propôr a aquisição de documentos?
Sim. Através do preenchimento de uma ficha que se encontra nos diversos balcões da biblioteca e que lhe permite expressar o seu interesse por livros, jornais, revistas, filmes, música ou jogos que considere interessantes e julgue importante existirem na biblioteca. Essas fichas devem ser entregues nos balcões onde se encontram disponíveis.
Também pode utilizar o formulário sugestões do site da biblioteca para fazer a sua proposta de aquisição.
Quantos livros, vídeos, DVDs e CDs se podem levar para casa?
Pode levar 5 livros, 2 CDs, 2 cassetes VHS, 3 DVDs e 1 jogo multimédia.
 Que outras facilidades existem na biblioteca?
Na Biblioteca Municipal do Seixal – Núcleo Central, existe, junto da entrada, uma banca para permuta de livros e outros documentos entre os leitores e visitantes, o que permite canalizar para novos leitores, ouvintes ou espetadores aqueles documentos que já é difícil continuar a ter em casa.
Em todos os núcleos da biblioteca está facilitada a utilização de computadores portáteis pois existem nos espaços tomadas elétricas destinadas a essa finalidade. Igualmente todos os núcleos dispõem de cabines telefónicas que funcionam com moedas.
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs
Ignorar hiperligações de navegação
Documentos
Sugestões Submetidas
Inquéritos
Inquérito Seixal
Listas
Biblioteca
FAQs