Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

AutorFernando Fitas
FotoEscritor Fernando Fitas
Biografia
Fernando Fitas nasceu no Alentejo, em novembro de 1957.
No início dos anos 1960 os seus pais decidiram rumar até Lisboa, em busca de uma vida melhor, situação que o levou a ingressar na Casa do Ardina, onde fez a instrução primária.
Foi nas páginas d’ O Ardina (jornal mensal editado por esta instituição) que iniciou a sua atividade jornalística, posteriormente prosseguida em O Século.
Após o encerramento deste matutino assumiu as funções de correspondente da agência polaca Interpress para a imprensa regional portuguesa. Em simultâneo colaborou em vários jornais.
Com o aparecimento das rádios locais, colaborou numa das emissoras do concelho do Seixal, na qual, ao longo de vários anos, teve a responsabilidade da emissão de vários programas de âmbito cultural.
Em 1978, editou o seu 1.º livro de poemas, intitulado Canto Amargo, oito anos mais tarde publica Amor Maltês a que se seguiu, em 1992, Silêncio Vigiado.
A sua expressão escrita não se limita, no entanto, à poesia, estendendo-se também à ficção e à narrativa. Exemplo disso é Cantos de baixo, novela editada em 1989.
Em 1991, fundou o quinzenário Outra Banda, o qual dirigiu até maio de 1997, ano em que dá à estampa Mar da palha, volume em que colige uma série de crónicas e reportagens feitas durante esse período. Nesse mesmo ano foi convidado a colaborar na fundação do matutino 24 Horas. Colaborou posteriormente no semanário Tal & Qual.
Embora tenha frequência do antigo Curso Geral do Comércio, assume-se como um autodidata por vocação e necessidade.
Atualmente está a realizar, para a Câmara Municipal do Seixal, um projeto no domínio da recolha e preservação de memórias e vivências de pessoas ligadas às coletividades deste concelho, denominada Histórias associativas – Memórias da nossa memória, trabalho que se traduzirá numa edição de três volumes, cujo primeiro, dedicado às filarmónicas, já está editado.
Em abril de 2008 publicou O Saciar das Aves, obra poética que assinala os seus trinta anos de atividade poética. Essa obra tem capa e ilustrações do Mestre Louro Artur.
Bibliografia
O Saciar das Aves
(2008)
 
 
Mar da palha
(1997)
 
Silêncio Vigiado
(1992)
 
Cantos de baixo
(1989)
 
Amor Maltês
(1986)
 
Canto Amargo
(1978)
catálogo
voltar
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs