Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

AutorJosé Pereira da Costa
FotoEscritor José Pereira da Costa
Biografia

José Manuel de Barros Pereira da Costa nasceu em Lisboa em 1945.
O contacto pessoal com dois grandes escritores portugueses, Vergílio Ferreira e Mário Dionísio, professores no Liceu Camões durante a década de 1960, levou-o a interessar-se pela literatura e, simultaneamente, pela escrita. Nessa altura, começou a esboçar os primeiros trabalhos literários, em prosa e poesia, alguns dos quais foram publicados no Diário de Lisboa Juvenil e no Diário Popular. Este último, no âmbito do concurso de contos de 1968, publicou o seu conto O protesto. Mais tarde, em 1969 e 1970, publicou também poesia, contos e crónicas no diário Notícias da Beira, em Moçambique, quando cumpria uma comissão de serviço no Hospital Militar da Beira. Nesse jornal, e durante o mesmo período, foi redactor do Serviço do Estrangeiro e responsável por um suplemento de Política Internacional. Tendo regressado a Portugal em finais de 1970, trabalhou depois em várias empresas.
Em Janeiro de 1989, ingressou na Comissão Europeia, em Bruxelas, como funcionário efectivo, onde esteve até Agosto de 2002, prestando serviço nas Direcções Gerais da Energia, Educação, Formação e Juventude, e Pescas.
Na Universidade Livre de Bruxelas, licenciou-se em Ciências Políticas e Relações Internacionais e obteve um diploma de Mestrado em Política Internacional, entre os anos de 1990 e 1995. Durante esse período, publicou vários trabalhos na área da Ciência Política.
Pouco tempo depois de regressar a Portugal, em Novembro de 2003, a editora Prefácio publicou o seu romance A Paixão de Claude, que narra a vida de um jornalista português em Bruxelas. No JANUS 2004, publicação do jornal Público e da Universidade Autónoma de Lisboa, foi incluído o seu estudo intitulado O conflito comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos da América. O número de Dezembro de 2005 da revista História publicou o seu ensaio Portugal e as Nações Unidas, comemorando os 50 anos da adesão de Portugal àquela organização internacional. Desde 2005, tem publicado anualmente alguns artigos no jornal Público sobre temas europeus e de política internacional, assim como em revistas da especialidade.
Tem participado com trabalhos seus em inúmeros congressos e conferências em Portugal e na Europa, bem como na América Latina e Canadá, sobre temas relacionados com a sua área de investigação. Desde 2010, pertence aos quadros de investigadores doutorados do Observatório Político de Lisboa. Com efeito, em Fevereiro de 2012 foi-lhe outorgado o grau de Doutor em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, com a apresentação da tese Europa – Política Comum de Segurança e Defesa ou Potência Civil?, resultante de um trabalho de investigação iniciado em finais de 2006, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, realizado essencialmente no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas, durante o ano de 2008, e publicado em livro, em Novembro de 2012, pela Principia/Cascais Editora. Entre 2003 e 2007 foi docente no Instituto Piaget, em Almada, num curso de licenciatura sobre Cooperação e Desenvolvimento, abrangendo toda a problemática dos países subdesenvolvidos, resultante do colonialismo. Em 2006 e 2012, foi conferencista sobre temas europeus na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, respectivamente, tendo igualmente leccionado num curso de Mestrado sobre Cooperação e Desenvolvimento, em Santarém do Pará, Brasil, em Setembro de 1999, organizado pela Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Moderna de Lisboa.

Bibliografia
Europa – Política Comum de Segurança e Defesa ou Potência Civil?
(2012)
 
Portugal e as Nações Unidas (Ensaio)
(2005)
 
O conflito comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos da América
(2004)
 
A Paixão de Claude
(2003)
 
O Protesto (Conto)
(1968)
catálogo
voltar
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs