Home  |  Pesquisa  |  Site CM Seixal  

AutorJorge Manuel Raposo
FotoEscritor Jorge Raposo
Biografia
Jorge Manuel Cordeiro Raposo nasceu em Aguiar da Beira, em maio de 1956.
É licenciado em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e possui Curso de Especialização Pós-Graduada em Geoarqueologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para além de diversas outras formações profissionais nas áreas da Arqueologia, Património, Museologia e Informática.
Tem assumido a responsabilidade científica ou colaborado em vários projetos de investigação regional e em diversos trabalhos arqueológicos no Concelho do Seixal.
É membro, desde 1981, do Centro de Arqueologia de Almada, onde é colaborador nas áreas de investigação histórica, antropológica e arqueológica, e em projetos editoriais, de que se destaca a revista Al-Madan, que dirige desde 1992.
É ainda sócio da Associação dos Arqueólogos Portugueses, desde 2005, e do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia, desde 1999.
Integrou o secretariado organizador de reuniões científicas nacionais e internacionais, com destaque para o “XV Congrès de l’Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques” (Lisboa 2006), para o “European Association of Archaeologists VI Annual Meeting” (Lisboa 2000) e para as “Primeiras Jornadas sobre a Romanização dos Estuários do Tejo e do Sado” (Seixal, 1991).
Atualmente, é técnico superior (Arqueólogo) da Câmara Municipal do Seixal, colocado na Divisão do Património Histórico e Natural/Ecomuseu Municipal, onde coordena o Serviço de Arqueologia, tendo desempenhado também funções de apoio nos campos da museologia, museografia e design gráfico.
Formador credenciado na área da Arqueologia pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, tem colaborado na orientação de ações de formação para docentes e outros interessados, organizadas por entidades diversas.
Participou em dezenas de seminários, encontros e outras reuniões de caráter científico, nas quais apresentou mais de duas dezenas de comunicações, em muitos casos em representação da autarquia.
No plano das edições relacionadas com o Concelho do Seixal, merece destaque a coordenação, com Graça Filipe, da obra Ocupação Romana dos Estuários do Tejo e do Sado (1996), coedição Câmara Municipal do Seixal / Publicações Dom Quixote (coleção Nova Enciclopédia, n.º 53).
É ainda autor ou coautor de diversos títulos ligados ao Seixal.
Bibliografia
Carta do Património do Seixal: a inventariação do Património em contexto museal
(2005)
 
OREsT Project: late Roman pottery productions from the Lower Tejo
(2005)
 
Arqueologia Romana e Medieval: as olarias romanas da margem esquerda do estuário do Tejo e a necrópole medieval / moderna da Quinta de S. Pedro (Seixal)
(2001)
 
Olaria Romana da Quinta do Rouxinol: investigação arqueológica e valorização patrimonial no concelho do Seixal
(2000)
 
Duas Taças de Terra Sigillata Africana na Quinta do Rouxinol
(1999)
 
Recursos Naturais e Modelos de Desenvolvimento Económico: o Império Romano
(1998)
 
Ânforas do Vale do Tejo: as olarias da Qtª. do Rouxinol (Seixal) e Porto dos Cacos (Alcochete)
(1995)
 
Anforas Lusitanas: los alfares del Tajo
(1992)
 
catálogo
voltar
Spry Effects Notification mechanism Sample
Skip Navigation Links Ignorar hiperligações de navegação
Biblioteca
FAQs